BREVE HISTORIAL RETEP
I. PERÍODO PRÉ-RETEP
Anterior a reforma, existiam a funcionar em Benguela o IMIB com formação em mecânica, electricidade e contabilidade e gestão, o IMSB que dava enfermagem e algumas escolas básicas como a industrial, a Cdte Nzagi e Cdte Kassanji no Lobito e a EPAIJKapango em Benguela. A situação dos diversos cursos nestas escolas e nas demais existentes no País caracterizavam-se por:
- Apesar de se tratarem de matérias diferentes mas afins, os alunos de cursos diferentes estudavam todos os mesmos conteúdos, e praticamente era o projecto final quem definia o curso a tirar.
- A carga horária semanal e do plano curricular dos cursos não era igual chegando nalguns casos a exceder os 40 tempos semanais. Isto obrigava no caso dos regulares a ter aulas de manhã e de tarde.
- 3. Inexistência de computadores para os alunos receberem aulas desta índole. As aulas de introdução aos computadores eram dadas de forma teórica
- Existência de poucos laboratórios e oficinas apetrechadas, e as que existiam herdadas sobretudo das antigas Escolas Comercias e Industrias e outras adquiridas apôs independência mas que se foram degradando com o tempo.
- Os programas, planos curriculares e documentos complementares careciam de actualizações e completamento.
II. IMPLEMENTAÇÃO DA RETEP
1. Caracterização e expansão da rede das instituições do ensino técnico profissional
A Reforma do Ensino Técnico Profissional vulgo RETEP, iniciou a sua implementação nas escolas a partir de 2001. Actualmente, está implementada em 50 das 80 Escolas Técnicas Públicas em todo o País, e as restantes 30, fora destas. Além destas, existem 55 Escolas Técnicas Privadas, que perfazem um total de 135 Escolas Técnicas no País.
Cursos ministrados e número de Escolas Técnicas Públicas fora de Reforma Educativa:
• Artes: (Artes Plásticas, Música, Dança e Teatro) – 4 (Luanda)
• Educadores Sociais – 1 (Luanda)
• Ciências Policiais – 1 (Luanda)
• Formação bancária – 1 (Luanda)
• Geográfica e Cadastral – 1 (Luanda)
• Pescas 1 (Namibe)
• Saúde – 20 (1 Escola Técnica Profissional da Saúde: Huíla; 10 Instituto Médio de Saúde: Bengo, Cabinda, Luanda, Malange, Huambo, Benguela, Bié, KN, Moxico e Uíge; 9 Escolas Técnicas Provinciais da Saúde (Cursos básicos): Bié, Cinene, KK, KS, LN, LS, Namibe, Uíge e Zaire
Cronograma de inserção de 16 Escolas Técnicas na RETEP
• 2001: 3 Escolas (IMIL, IMIB, IMISM)
• 2002: 1 Escolas (IMPC Cabinda)
• 2003: 3 Escolas (IMPAL, IMPPL, IMT17DEZ)
• 2004: 4 Escolas (IMELub, IMEKK, IMGK, IMCL)
• 2005: 2 Escolas (IMELuanda, IMECbassango)
• 2006: 3 Escolas (INP, ITEL, IMAT)
• 2007 a 2009 + 34 escolas, sendo 17 escolas politécnicas do Ramo Industrial, 11 de Administração e Gestão e 6 agrárias.
2. SITUAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA RETEP EM BENGUELA
Institutos estatais (5)
• IMIB (2001)
• IMPB (2007)
• IMPL (2007)
• IMAGC (2009)
• EPAIJKapango (2009)
Colégios privados (11)
• Henriques (2005)
• Maravilha (2005)
• Zinga (2007)
• Él-Óscar (2007)
• Bancazi (2008)
• Escola Pe Martins Ferreira (2008)
• Golfinho (2008)
• Kat (2010)
• Escola Sto Estévão (2010)
• Chissola (2010)
• Wiliet (2011)
(16 Escolas na RETEP, 12 EM Benguela e 4 no Lobito
III. Oferta formativa na Formação Média Técnica (FMT) (9 Áreas de Formação ; 38 Cursos )
Área de Formação de Administração e Serviços
Ø Gestão empresarial
Ø Contabilidade e Gestão
Ø Administração pública
Ø Estatística e Planeamento
Ø Contabilidade
Ø Secretariado
Área de Formação de Comunicação e Informação
Ø Comunicação social
Área de Formação de Agricultura, Pescas, e Industrial Alimentar
Ø Produção Vegetal (Agricultura)
Ø Produção animal
Ø Recursos Florestais
Ø Gestão Agrícola
Ø Agro – Alimentar
Área de Formação de Construção Civil
Ø Técnico de Obras de Construção civil
Ø Desenhador Projectista
Ø Topógrafo
Área de Formação de Química
Ø Ambiente e Controlo da qualidade
Ø Química industrial
Ø Petroquímica
Área de Formação de Construção Civil
Ø Técnico de Obras de Construção civil
Ø Desenhador Projectista
Ø Topógrafo
Área de Formação de Electricidade, Electrónica e Telecomunicações
Ø Electrónica Industrial e Automação
Ø Electricidade e Electrónica Auto
Ø Electrónica / Áudio, Vídeo e TV
Ø Energia e Instalações Eléctricas
Ø Electrónica e Telecomunicações
Ø Mecatrónica
Área de Formação de Informática
Ø Gestão dos Sistemas Informáticos
Ø Técnico de Informática
Ø Sistemas Multimédia
Ø Informática de Gestão
Área de Formação de Industrias Extractivas
Ø Perfuração e Produção Petrolífera
Ø Operação de Petróleo
Ø Geologia e Minas
Ø Refinação
Ø Gás
Área de Formação de Mecânica
Ø Manutenção industrial
Ø Máquinas e Motores
Ø Frio e Climatização
Ø Metalomecânnica
IV. Oferta formativa na Formação Profissional Básica (FPB) (7 Áreas de Formação ; 19 Cursos )
Área de Formação de Administração e Serviços
Ø Auxiliar de Contabilidade
Ø Assistente de Secretariado
Área de Formação de Agricultura, Pescas e Industrial Alimentar
Ø Auxiliar de Agricultura
Ø Auxiliar de pecuária
Ø Auxiliar de recursos florestais
Ø Auxiliar de Mecanização agrícola
Área de Formação de Construção civil
Ø Auxiliar de construção civil / Canalizador
Ø Auxiliar de construção civil / Carpinteiro
Ø Auxiliar de construção civil / Pedreiro
Ø Auxiliar de construção civil / Pintor
Área de Formação de Electricidade, Electrónica e Telecomunicação
Ø Electricista de Edificações
Ø Electricista de Baixa Tensão
Ø Assistente de Electricidade, e Electrónica
Área de Formação de Informática
Ø Operador de Informática
Área de Formação de Mecânica
Ø Mecânico Auto
Ø Mecânico industrial
Ø Serralheiro Mecânica
Ø Mecânico de Frio
Área de Formação de Química
Ø Operador de laboratório
• Falta de docentes sobretudo para as disciplinas técnicas, aliada a ausência de um programa concreto de formação de professores para os Institutos.
VII. Algumas referências da RETEP em Benguela
Distribuição das escolas técnicas no país
Nº | Província | Escolas Técnicas Públicas | Escolas Técnicas Privadas | Total | ||
Dentro da RETEP | Fora da RETEP | Subtotal | ||||
1 | Bengo | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
2 | Benguela | 4 | 1 | 5 | 7 | 12 |
3 | Bié | 3 | 2 | 5 | - | 5 |
4 | Cabinda | 3 | 1 | 4 | 1 | 5 |
5 | Cunene | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
6 | Huambo | 3 | 1 | 4 | 2 | 6 |
7 | Huíla | 3 | 1 | 4 | 3 | 7 |
8 | Kuando Kubango | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
9 | Kuanza Norte | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
10 | Kuanza Sul | 3 | 1 | 4 | - | 4 |
11 | Luanda | 17 | 9 | 26 | 42 | 68 |
12 | Lunda Norte | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
13 | Lunda Sul | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
14 | Malange | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
15 | Moxico | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
16 | Namibe | 2 | 2 | 4 | - | 4 |
17 | Uíge | 3 | 2 | 5 | - | 5 |
18 | Zaire | 1 | 1 | 2 | - | 2 |
50 | 29 | 79 | 55 | 134 |
V. Pontos fortes (ganhos) e perspectivas com a RETEP
• Criação de dossiers para cada curso, com formação específica, formação geral e técnica tecnológica e prática por curso.
• Criação de todos os planos curriculares para regulares (em 3 anos e nunca mais de 32 tempos semanais, e 6 tempos diários), pós-laboral (em 4 anos e nunca mais de 32 tempos semanais, e 5 tempos diários) de 2ª a 6ª feira), bem assim como as respectivas unidades de aprendizagem.
• Os cursos são seleccionados na 10ª classe, havendo menos generalização dos conteúdos.
• Formação contínua de docentes e directores – nas Áreas Pedagógicas e Didácticas e nos Equipamentos;
• Desenvolvimento Curricular; Organização e Administração Escolar; Dossiers de Cursos e dos Manuais Escolares (2001 até à presente data).
Com base na Lei 13/01 (Lei de bases do Sistema de Educação) foram
criados normativos constantes da Organização Administrativa
Escolar, com destaque para:
- Estatuto do Subsistema do Ensino Técnico Profissional (Dec.90/04)
- Estatuto das Escolas Técnicas (Dec.exec. 87/06)
- Regulamento das Escolas Médias Técnicas (Desp. 283/06)
- Criação, organização e funcionamento dos cursos médios técnicos (Dec. Exec 39/07 e 70/08)
- Regime de avaliação para a FMT e FPB
- Normas orientadoras para cada ano lectivo
- Projectos Educativos e Regulamentos internos de cada Escola
• Exposição de trabalhos dos alunos na Feira EDUCA ANGOLA 2010, evidenciando as competências adquiridas, com recursos ao ensino experimental – laboratorial.
• Elaboração em 2011 do Manual da Disciplina de Formação de Atitudes Integradoras (10ª e 11ª classes), por técnico nacionais INIDE e Escolas Técnicas).
• Abertura a partir de 2011 de novas Escolas Técnicas como a da Ganda para citar exemplo.
• Reabertura dos cursos da Área de Formação da Saúde.
• Apetrechamento dos Institutos com novos laboratórios, equipamentos e acessórios.
• Aumento da Capacidade de admissão de alunos.
• Melhoria do nível de aproveitamento escolar.
• Criação do GIVA como meio de ligação com o mercado do emprego.
VI. Pontos fracos
• Localização dos Institutos sobretudo no litoral em detrimento do Interior.
• Insuficientes dotações orçamentais para as escolas, nalguns casos alguns Institutos não são ainda OD.
• Inexistência de Anfiteatros na maioria dos Institutos e poucas instalações desportivas.
• Necessidade de residências para a Direcção e para atracção de docentes.
• Nalguns casos não há energia eléctrica da rede.
• Os livros para apetrechamento das Bibliotecas não foram ainda adquiridos.
• Necessidade de transporte para as Direcções e para transporte de docentes e discentes.
• Alguns equipamentos e laboratórios não foram ainda instalados ou não estão ainda em funcionamento. VII. Algumas referências da RETEP em Benguela
IMAGC
1. 29 turmas em 2011, com 933 alunos
2. Primeiros finalistas em 2011 (363 )
3. Cursos ministrados:
• Gestão empresarial
• Informática de gestão
• Contabilidade
• Secretariado
4. Possui 5 laboratórios (informática (básica, multimédia e avançada)
IMPL
1. 945 alunos regulares em 2011
2. Primeiros finalistas em 2009
3. Cursos ministrados:
• Técnico de Petroquímica
• Técnico de Ambiente e controlo de qualidade
• Técnico de Metalomecânica
• Técnico de manutenção industrial
4. Possui 10 laboratórios/oficinas:
• 5 de informática
• 1 de química
• 1 de física
• 1 de metalomecânica
• 1 de automação e controle
• 1 de manutenção industrial
5. 53 docentes, dos quais 10 estrangeiros (cubanos e vietnamitas)
IMPB
1. 717 alunos regulares em 2011 em 21 turmas
2. Primeiros finalistas em 2009
3. Cursos ministrados:
• Técnico de Electrónica industrial e automação
• Técnico de energia e Instalações eléctricas
• Técnico de Frio e climatização
4. Possui 10 laboratórios/oficinas:
• 2 de informática
• 1 de química
• 1 de física
• 1 de electrónica
• 1 de máquinas eléctricas
• 1 de controlo e automação
• 2 de frio e climatização
• 1 de electricidade/electrónica
5. 54 docentes, dos quais 3 estrangeiros (brasileiros)
IMIB
1. 2480 alunos em 2011 em 67 turmas e 652 finalistas
2. Primeiros finalistas em 2003
3. Cursos ministrados (11 médios; 2 básicos)
• Técnico Electrónica e telecomunicações
• Técnico de energia e Instalações eléctricas
• Técnico de Frio e climatização
• Técnico de metalomecânica
• Técnico de máquinas e motores
• Técnico de informática
• Técnico de gestão de sistemas informáticos
• Técnico de obras de construção civil
• Desenhador projectista
• Técnico de contabilidade e gestão
• Técnico de gestão empresarial
• Electricista de baixa tensão
• Mecânico auto
4. Possui 27 laboratórios/oficinas:
9 Informática Básica e Multimédia /20 computadores em cada laboratório.
1 de TREI
2 de Electrónica
1 de Telecomunicações
1 de Física
1 de Química
1 de Frio e ar condicionado
1 de Máquinas e Instalações eléctricas
1 de Circuitos Impressos
1 Oficina para Práticas Oficinais
1 Oficina/laboratório de Autotrónica
1 Oficina de Construção Civil
1 Oficina de Metalomecânica
1 de máquinas CNC
1 de medições e testes de construção civil
1 alpendre para construção civil
1 alpendre para máquinas e motores
1 alpendre para frio e ar condicionado
5. 157 docentes, dos quais 11 estrangeiros (9 vietnamitas, 1 portuguesa e 1 cabo-verdiano ambos residentes )
- Henriques – Contabilidade e gestão
- Maravilha – Contabilidade e gestão
- Zinga – Contabilidade e gestão
- Él-Óscar – Contabilidade e gestão, gestão de sistemas informáticos e desenhador projectista
- Bancazi - Contabilidade e gestão, gestão de sistemas informáticos.
- Escola Pe Martins Ferreira - Contabilidade e gestão e energia e instalações eléctricas.
- Golfinho - Contabilidade e gestão e auxiliar de contabilidade.
- Kat – Contabilidade e gestão
- Chissola – Contabilidade e gestão
- Escola Sto Estévão – Técnico de gestão de sistemas informáticos
- Wiliet - Contabilidade e gestão
Muito obrigado pela atenção dispensada
FIM
O DIRECTOR
NELSON JOAQUIM DA CONCEIÇÃO
Enviam os programas curriculares das disciplinas de cada curso de ensino técnico profissional
ResponderEliminarviva reconhecendo o nosso pais a nossa província na Internet
ResponderEliminarOlá, Bom dia!
ResponderEliminarPor favor Dr. envia-me o os planos de estudo dos curso.
do 1º ao ulto no.
Bom dia caros colegas, preciso que forneçam o plano curricular de máquinas e motores.
ResponderEliminarBoa tarde caros colegas, preciso que forneçam os planos curricular de: máquinas e motores
ResponderEliminarMetalomecânica
Frio e climatização
eis o meu e-mail: eng.capusso@gmail.com
Bom dia caros colegas, cordiais saudações. Preciso dos programas da área de informática do ensino técnico profissional. Obrigada pela atenção.
ResponderEliminarBom dia! Caros colegas, preciso do Plano Curricular dos cursos da área de Administração e Serviços, tais como: Técnico de Contabilidade; Técnico de Gestão Empresarial e Técnicos de Informática de Gestão. Agradeceria o favor. Obrigado...
ResponderEliminartenho possibilidade de recever em Espanha o programa curricular de metaslomecánica nivel medio. Obrigado.
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